Alguns dias atrás tive a "brilhante" idéia de reduzir meu smartphone a um mero dispositivo capaz somente de realizar e receber chamadas, exatamente como eram os primeiros aparelhos de telefonia móvel. O resultado foi algo impressionante, que eu não sentia há alguns anos: uma certa paz interior e a certeza de que não teria que ficar ansiosamente olhando pro meu celular, na esperança de mais notificações, feed de apps, etc.
Depois disso, decidi que por pelo menos duas horas do meu dia, meu celular ficaria totalmente desligado da internet. Isso não significa que estou incomunicável, uma vez que quem realmente quiser chegar até mim só teria de realizar uma chamada (quem diria que smartphones ainda têm a função de realizar chamadas, não é mesmo?).
O resultado disso tudo é um período de duas horas (ou quanto tempo eu realmente quiser) para me concentrar em alguma atividade, seja ela estudar, ler, treinar piano, sem ansiedade, e com total foco na minha real prioridade, sem a distração do meio externo da internet.
Passado o período da atividade em questão, posso me reconectar ao mundo, devolvendo-me às redes sociais, esperando pelas famigeradas "notificações", que podem se acumular em uma avalanche, ou só duas ou três mensagens de alguém do trabalho, querendo tirar alguma dúvida comigo.